Joinville, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (47) 3423-1900

Educação - Terça-feira, 25 de Março de 2014

Programas preparam aposentadoria de servidores

Termo de Cooperação foi assinado tratando deste assunto

Programas preparam aposentadoria de servidores

Servidores da Prefeitura de Joinville próximos da aposentadoria terão oportunidade de se prepararem para a nova fase da vida, ao se desligarem do trabalho depois de cumpridos os requisitos necessários. A preparação para esse momento acontece nos programas de pré-aposentadoria oferecidos pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores (Ipreville). Na manhã desta terça-feira (25), o Termo de Cooperação foi assinado entre o poder Executivo e o Ipreville tratando deste assunto. O termo foi assinado pelo Prefeito Udo Döhler, pela secretária de Gestão de Pessoas, Rosane Bonessi e pela presidente do Ipreville, Márcia Alacon. No ato de assinatura, a presidente do Ipreville, Márcia Alacon, disse que a aposentadoria é um direito social e natural na carreira de todo servidor e que o seu desligamento da administração pública gera muitas mudanças, tanto para o servidor como para a instituição. “Os programas de pré-aposentadoria são fundamentais nesse momento”, enfatizou. Segundo o documento ficam estabelecidas as normas em que os servidores, por decisão pessoal e em de acordo com seus superiores poderão participar dos programas de pré-aposentadoria. Caberá ao poder público incentivar os servidores a manterem-se informados das questões previdenciárias, dispensando-os para participar das atividades de forma a não prejudicar o desempenho de seu trabalho. O Ipreville oferece aos servidores três programas: 1) Educação Previdenciária, com encontros nos locais de trabalho para a criação de uma cultura previdenciária; 2) Preparação para Aposentadoria com encontros mensais que visam provocar reflexão sobre a sua aposentadoria com sensibilização, informação e instrumentalização para a elaboração da transição e; 3) Programa Hora H que consiste de um encontro com os servidores em fase final do seu processo de aposentadoria, para refletir e esclarecer todos os detalhes do processo e facilitar uma tomada de decisão consciente. Além de incentivar, caberá aos gestores da Prefeitura organizar o ambiente de trabalho para que os servidores, com aposentadoria prevista para os próximos dois anos ou menos, possam participar mensalmente das atividades, disponibilizando todos os atos administrativos que forem necessários ao inteiro cumprimento do termo de cooperação.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 28/03/2024 08:10:15