Joinville, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (47) 3423-1900

56ª REUNIÃO DO CONAPREV É REALIZADA EM JOINVILLE

Reunião realizada dias 14 e 15/04/2016

56ª REUNIÃO DO CONAPREV É REALIZADA EM JOINVILLE

Prestes a completar 20 anos de criação do IPREVILLE, Joinville recebeu a 56º reunião do CONAPREV - Conselho Nacional Dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social. O CONAPREV é uma entidade representativa dos RPPS - Regimes Próprios de Previdência Social que promove o desenvolvimento harmônico e integrados dos RPPS, bem como a permanente articulação com o Ministério do Trabalho e Previdência Social e os órgãos ou entidades gestores de previdência. Acompanha e avalia as políticas e diretrizes voltadas aos RPPS, propondo medidas, cobrando sua implementação e disseminando a cultura previdenciária. Os participantes da reunião consistiam em representantes do Ministério, dirigentes de Regimes Próprios, dirigentes de associações nacionais de previdência e técnicos que atuam na área de previdência social. Cerca de 100 pessoas prestigiaram a reunião procedentes de todos os Estados brasileiros. A abertura da reunião contou com a presença do Vereador João Carlos Gonçalves, representando a Câmara de Vereadores de Joinville e com a presença do Prefeito Udo Döhler, que deu as boas-vindas aos participantes e enalteceu a importância de receber em Joinville tão elevado fórum de discussão. A Presidente do IPREVILLE, Marcia Alacon, apresentou na oportunidade uma curiosidade: O primeiro sistema previdenciário de Joinville foi uma iniciativa da comunidade suíça, que criou, apenas quatro anos após a fundação da Colônia, em 1856, a Kranken-Unterstützungsverein Helvetia (Sociedade dos Doentes e dos Previdenciários da Fraternidade). Com pequenas importâncias, pagas mensalmente, os associados instituíram uma espécie de seguro contra enfermidades e subvenções de em caso de falecimento. Forte emoção tomou conta do publico quando o pequeno Emanuel Booz de Oliveira, de apenas 5 anos de idade, aluno do CEI Itaum e a professora Eliana dos Santos, interpretaram o Hino Nacional Brasileiro. Dr. Benedito Adalberto Brunca – Secretário de Políticas de Previdência Social e Presidente do CONAPREV abriu os trabalhos estabelecendo um fórum de debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego e Renda e da Previdência Social. Na seqüência foram tratados temas, tais como: Demografia e Idade média das Aposentadorias; Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS; Pensões por Morte no RGPS e nos RPPS; Diferença de Regras entre Homens e Mulheres. Pró-Gestão RPPS - Consulta Pública – Avaliação. Dr. Narlon Gutierre Nogueira, Diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público tratou do PLP nº 257/2016 – Alterações da Lei de Responsabilidade Fiscal. O grupo debateu a Nota Técnica nº 07/2016/DRPSP/SPPS/SEPS/MTPS. Em plenário deliberaram que o CONAPREV manifestar-se-á favoravelmente à inclusão na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF de dispositivos que: A) Incorporem a necessidade de que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios observem normas gerais de responsabilidade previdenciária na instituição, organização e funcionamento de seus Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS. B) Definam o Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP como instrumento válido para verificar e atestar o cumprimento das normas gerais de responsabilidade previdenciária. C) Autorizem os RPPS a destinar parte de seus recursos para operações de empréstimo consignado com seus segurados. D) Compatibilizem a apuração do limite das despesas com pessoal com o esforço empreendido pelos entes para o equacionamento do déficit atuarial de seus RPPS. O CONAPREV também manifestar-se-á pela necessidade de alteração em algumas das disposições do Projeto de lei Complementar – PLP nº 257/2016 relativas aos RPPS, visando afastar do texto eventuais inadequações e compatibilizá-lo com os princípios aplicados à organização e funcionamento dos RPPS. Durante a reunião ficou exposta uma urna para receber as mensagens do público para a Cápsula do Tempo Ipreville+20, ação de celebração dos 20 anos de criação do IPREVILLE. A cápsula será lacrada em junho de 2016 e aberta em 2036. Um casal de alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil presenteou os participantes no encerramento com mudas de orquídea Laelia Purpurata, flor símbolo de Joinville.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 10:09:50