Dia Nacional da Previdência Social

Administração - Terça-feira, 24 de Janeiro de 2023


Dia Nacional da Previdência Social

Hoje 24 de janeiro é o dia Nacional da Previdência Social. Uma data para celebrar os 100 anos da Previdência Social. A origem da previdência se deu em 1888 quando foi criada a 1ª legislação sobre o tema regulamentando o direito a aposentadoria dos empregados dos Correios.

Em 1923 a Lei Elói Chaves, criou as caixas de Aposentadoria e Pensões, conhecidas como Cap´s. 
Nas décadas seguintes a evolução aconteceu, mas foi nos anos 80, que a Constituição de 1988 estendeu os benefícios da Previdência Social a todos os trabalhadores, garantindo renda mensal vitalícia a idosos e portadores de deficiências, desde que comprovada a baixa renda e a qualidade do segurado.O centenário da Previdência Social é uma data oportuna para revisitarmos a origem do Ipreville. Nesse ano completaremos 27 anos.
 

O Ipreville - Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Joinville - foi instituído pela Lei nº 3.277 em 27 de março de 1996, passando a vigorar em 27 de junho do mesmo ano na gestão do prefeito Wittich Freitag.
Sua criação obedece a Constituição Federal de 1988 que determinou aos entes públicos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) a instituição de regime jurídico único.O processo da criação iniciou em 1994 pela Secretaria de Recursos Humanos, com a realização dos necessários estudos sobre a viabilidade de implantação de um regime próprio de previdência para os servidores públicos municipais.Após a administração municipal concluir o anteprojeto, apresentou ao Sindicato dos Servidores Públicos do  Município e, juntos, criaram de forma democrática e participativa uma comissão para elaborar  o texto da lei que criou o Instituto. Assim, nascia  o Ipreville como uma autarquia da Administração Indireta do município de Joinville.


 

Instituto de Previdência


Joinville