APROVEITE O VERÃO COM SAÚDE!

Qualidade de Vida - Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2022


APROVEITE O VERÃO COM SAÚDE!

APROVEITE O VERÃO COM SAÚDE!

O verão é uma estação maravilhosa, que traz a oportunidade de aproveitar os dias na piscina, na praia, ao ar livre. Porém, nesta época do ano é preciso redobrar a atenção com a saúde. É preciso reforçar alguns cuidados para poder aproveitar os dias mais quentes com segurança e sem imprevistos desagradáveis. Anote algumas dicas para ter um verão agradável e muito saudável! 
 

Hidratação:Tomar água é essencial durante o ano todo, mas no verão, é ainda mais importante. Especialmente porque transpiramos mais no calor e perdemos muitos sais minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco, fósforo na transpiração. Fundamentais para regular a pressão sanguínea eles também podem ser eliminados pela urina. A única forma de repô-los é se mantendo hidratado. 
 

Proteção solar: Proteja sua pele do sol! A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que se use, no mínimo, protetor solar fator 30 e 50 em caso de peles mais claras e sensíveis. Também evite se expor ao sol entre as 10h e as 16h, quando a incidência dos raios solares é mais forte. Aposte em óculos de sol e chapéus ou bonés para reforçar a proteção.
 

Exercícios:Não deixe de se exercitar! Mas, atenção: evite praticar atividades físicas nos horários mais quentes do dia. Prefira a parte da manhã ou o final da tarde. Se a atividade for ao ar livre, tome cuidado com o sol e não se exponha entre as 10h e as 16h.
 

Roupas: Prefira roupas com tecidos leves e frescos, e cores claras, que absorvem menos calor. Além de transpirarmos mais, também molhamos as roupas no verão. Evite ficar com as roupas molhadas, pois a umidade é um prato cheio para o desenvolvimento de fungos. 
 

Alimentação: Aposte no consumo de frutas, legumes e verduras. Fuja de frituras e alimentos gordurosos e tente moderar o sal pois, em excesso, causa retenção de líquidos e inchaços. Prefira ingerir água e sucos naturais e evite a ingestão de refrigerantes e sucos industrializados. 
 

Bebidas alcoólicas: O consumo de álcool deve ser sempre moderando, mas no verão é preciso redobrar a atenção. A bebida alcoólica retira água das células e pode promover desidratação. Como no calor a tendência é que o corpo perca mais água, a combinação com o álcool pode ser desastrosa. Se for consumir bebida alcoólicas, intercale com água. 
 

Adotando esses cuidados você, certamente, terá um verão mais agradável e com muito mais saúde!

 

Fonte: Jornalista Fabiana Carrara - TWC Comunicação

Instituto de Previdência


Joinville