Joinville, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (47) 3423-1900

Segu

Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 03 de Abril de 2014

03 de abril - Dia do Atuário

Você sabe o que faz o Atuário?

03 de abril - Dia do Atuário

O Ipreville utiliza o serviço de Atuária para elaborar o Cálculo Atuarial, que basicamente é um relatório de quanto recurso financeiro é necessário para custear as aposentadoria e pensões concedidas e aquelas a conceder aos segurados ao longo dos anos. O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. De acordo com Luiz Claudio Kogut, Atuário contratado do Ipreville, o Cálculo Atuarial do Ipreville é produzido analisando os dados cadastrais informatizados, individualizados dos segurados do Ipreville: ativos, inativos e pensionistas. Observa-se o plano de benefícios do Instituto, considerando a legislação vigente, e o patrimônio do Instituto. É aplicada metodologia matemática atuarial que leva em conta Tábuas Biométricas, como por exemplo, a do IBGE e analisa-se as hipóteses atuariais que consideram diversos fatores que impactam no resultado, tais como: mortalidade e sobrevivência dos servidores, entrada em invalidez, crescimento salarial, composição familiar, gerações futuras, etc. Como estes fatores são eventos futuros e incertos, são utilizadas as hipóteses atuariais, que são experiências de comportamento de cada um destes fatores ao longo do tempo. Ou seja, a avaliação atuarial utiliza a experiência anterior da ocorrência de cada um destes eventos para estimar sua ocorrência futura. O resultado desse trabalho é o Cálculo Atuarial, que é apresentado aos Conselheiros do Ipreville, a Prefeitura e ao Ministério da Previdência Social. Segundo o Atuário Kogut, O Ipreville tem um histórico longo, desde sua instituição de atendimento a critérios atuariais bem fundamentados. Este é um dos fatos que justifica a evolução significativa nos investimentos desde a sua criação. Na foto, da esquerda para direita: Rita Fróes – Diretora Executiva do Ipreville, Cleusa Amaral – Contadora, Sergio Miers – Gerente Financeiro, Marcia Alacon – Diretora-presidente e Luiz Claudio Kogut – Atuário.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 08:12:21