Joinville, segunda-feira, 06 de maio de 2024 Telefone (47) 3423-1900

AGÊNCIA INVESTIDOR ONLINE COMENTA SUPERÁVIT DO IPREVILLE DE R$7,2 MILHÕES

Publicado em 06/03/2018

AGÊNCIA INVESTIDOR ONLINE COMENTA SUPERÁVIT DO IPREVILLE DE R$7,2 MILHÕES

A Agência de noticias online da Revista Investidor Institucional publicou no dia 06 de março a seguinte nota: IPREVILLE APRESENTA SUPERÁVIT ATUARIAL DE R$ 7,2 MILHÕES EM 2017 O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville) registrou superávit atuarial de R$ 7,24 milhões em 2017. “Ter um superávit atuarial significa que a soma do atual patrimônio e das futuras receitas estimadas é superior ao valor dos benefícios estimados. Este resultado é fruto da excelente gestão previdenciária e financeira realizada pela equipe do Ipreville e do comprometimento da Administração Municipal em estabelecer o equilíbrio financeiro e atuarial”, diz o atuário do RPPS, Luiz Cláudio Kogut. Este tipo de resultado, segundo Kogut, é raro no âmbito dos regimes próprios brasileiros e coloca o Ipreville numa posição de destaque, especialmente no valor do saldo de seus investimentos, que representa 41,23% do valor atual da estimativa de todos os benefícios futuros da atual massa de servidores ativos, aposentados e pensionistas. Em Santa Catarina, além de Joinville, 70 regimes próprios de previdência social (RPPS) estão entre os melhores do país. Segundo a Associação dos Institutos Municipais de Previdência (Assimpasc), o Indicador de Situação Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda apontou os regimes próprios de previdência do Estado de Santa Catarina como os com melhor desempenho dentro dos critérios de avaliação. O ranking engloba critérios relativos à conformidade, equilíbrio e transparência, entre eles aplicações financeiras de acordo com Resolução do Conselho Monetário Nacional, caráter contributivo, equilíbrio financeiro e atuarial, regras de concessão, cálculo e reajustamento de benefícios, comprometimento e solvência atuarial, endividamento previdenciário, entre outros. O indicador foi apurado em 31 de outubro de 2017, individualmente para cada ente da federação que possui RPPS. Segundo a Secretaria de previdência, o ranking é “uma ferramenta que tem por objetivo dar maior visibilidade à situação previdenciária dos regimes próprios dos Estados, Distrito Federal e municípios, fornecer critérios objetivos de comparação e maior controle social, contribuindo assim para a melhoria da gestão previdenciária”. Santa Catarina possui 70 RPPS e obteve uma nota média de 0,765 dentro dos critérios do indicador. Na sequência está o Estado do Mato Grosso, com 105 regimes próprios e pontuação de 0,761. O Acre aparece em terceiro lugar, com dois RPPS e 0,759 pontos dentro dos critérios de avaliação.

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 03/05/2024 11:28:13